Logo do Jusbrasil com acesso para a página inicial
Todos
Todos
Artigos e Notícias
Jurisprudência
Diários Oficiais
Modelos
Peças Processuais
Legislação
Consulta Processual
Doutrina
Buscar no Jusbrasil
Cadastre-se
Entrar
Home
Consulta Processual
Jurisprudência
Doutrina
Artigos
Notícias
Diários Oficiais
Peças Processuais
Modelos
Legislação
Diretório de Advogados
Advogado Online
Vanir Oliveira
São Paulo (SP)
0
seguidor
36
seguindo
Seguir
Principais áreas de atuação
Direito Ambiental
,
7%
Direito Administrativo
,
7%
Direito Agrário
,
7%
Direito Empresarial
,
7%
Outras
,
72%
Ver mais
Comentários
(
1
)
Vanir Oliveira
Comentário ·
há 10 anos
Estou afastado do trabalho e sem receber. Como fica minha situação?
Jusbrasil Perguntas e Respostas
·
há 10 anos
Assim que passar pela Perícia e tiver o benefício negado o funcionário deve procurar a empresa para avisar que precisa reintegrar-se, posto que houve a negativa da extensão do benefício.
A empresa irá encaminhá-lo para reavaliação com o médico do trabalho indicado por ela e é a partir desse momento que se define de quem será a obrigação de pagamentos dos salários do funcionário. Explico:
a) Se o médico considerá-lo APTO, deve retornar de imediato ao trabalho e, se não retornar, sujeita-se a penalidades de abandono de emprego. Se a empresa não quiser reintegrá-lo, deverá arcar com as responsabilidades contratuais.
b) Se o médico considerá-lo INAPTO, a empresa corre riscos ao reintegrá-lo, mesmo com o Laudo Previdenciário... Essa lacuna é chamada de LIMBO JURÍDICO, onde a empresa corre riscos se reintegrá-lo e também se não o fizer. O recomendado nesse caso é da empresa entrar com recurso administrativo junto ao INSS alegando que o Laudo médico contrasta com o pericial e que deve ser restabelecido o Benefício do funcionário, etc, etc
Para efeito trabalhista, nesse estágio, a perícia previdenciária tem maior valor e irá responsabilizar a empresa pelos salários a partir da negativa do benefício, independentemente do fato da empresa estar ou não com recurso administrativo contra o INSS, porém restaria a possibilidade da ação de regresso contra o órgão previdenciário.
O tema é complexo e consiste em lacuna legal, mas tem jurisprudência dominante no sentido acima.
14
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Perfis que segue
(
36
)
Carregando
Seguidores
Carregando
Tópicos de interesse
(
39
)
Carregando
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Criar minha conta
Outros advogados em São Paulo (SP)
Carregando